LOCALIZAÇÃO
10057_40º36'21.kmz

As Termas de Alcafache situam-se em belo trecho do vale do rio Dão, no centro da Beira-Alta. A povoação das Termas tem dois núcleos habitacionais, um situado na margem esquerda do Dão, que pertence à freguesia de Alcafache e concelho de Mangualde, outro na margem direita que pertence à freguesia de S. João de Lourosa e Concelho de Viseu, onde está implantado o balneário termal.
São as únicas Termas do concelho de Viseu. 

 

Viseu
As Termas de Alcafache situam-se no concelho de Viseu cujo grande pólo urbanístico é a cidade do mesmo nome.

Bem no coração da Beira Alta, entre Caramulo e Estrela, tendo perto o Montemuro e mais cerca o Buçaco, Viseu data de 500 AC como povoado lusitano. Esta antiguidade avulta nos castros, dolmens, pinturas rupestres, abundantes na região que ficava dentro da viação romana peninsular. Pela situação e condições, a cidade foi-se formando.

Sobre a Cava que se atribui a Viriato, ela foi um campo militar romano, no meio de uma planura, rodeado de um fosso facilmente alagável. Mais tarde os romanos edificaram uma fortaleza da qual só restam hoje duas torres integradas na Sé, o maior e mais emblemático monumento.

O desenvolvimento posterior foi assegurado devido sobretudo à fertilidade dos campos e à Feira Franca de S. Mateus já que Viseu se encontra numa encruzilhada de vias.

Viseu é hoje uma cidade aberta, asseada, cheia de vegetação, onde o passado e o presente se conjugam harmoniosamente.

Além da Sé, outros monumentos de destaque são O Paço dos Três Escalões onde é hoje o Museu Grão Vasco, a Porta do Solar e a Porta dos Cavaleiros que tem perto a Casa do Arco, a Porta do Senhor Crucificado e a Porta da Traição.

Dos Templos merecem referência a Igreja dos Terceiros, a do Carmo e a de Santo António, com um belo painel de azulejos em estilo árabe.

Deambular pelo Rossio, pela Rua Direita e outras vias antigas é como voltar ao passado. E, no verão, uma ida ao Parque do Fontelo, frondoso e romântico, bem refrescante.

E ninguém esqueça que em Viseu a mesa, farta e generosa, da Beira Alta está bem representada e para companhia tem os melhores Dão e Lafões
 


CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR

MAPA EM FICHEIRO PDF DO TRAJECTO A SEGUIR, DEPOIS DE SAIR DA A25.
mapa 1saida 18 da A25.pdf

MAPA DA A25 EM FICHEIRO PDF
10057_mapa da A25net.pdf


Poderá ver clicando neste link a imagem por satélite da estância termal.
http://maps.google.com/maps?f=q&hl=en&q=viseu&ie=UTF8&filter=0&sll=37.370157,-18.720703&sspn=62.512318,118.828125&z=18&ll=40.606304,-7.868748&spn=0.001869,0.003626&t=h&om=1

Abra aqui este ficheiro com o Google Earth.
10057_googlemaps.kmz
Acessibilidades por estrada:
As Termas Sulfurosas de Alcafache ficam somente a 8 km da bela e verde cidade de Viseu. Para se deslocar, dispõe hoje de boas acessibilidades.
Vindo do Norte as novas auto - estradas A25, A24. Vindo do Sul a A23, bem como o IP3 ( no futuro esta estrada será a continuação da A24).
A estrada Viseu / Termas Alcafache EM594, recentemente requalificada vai-lhe proporcionar viagens rápidas e seguras.

Como chegar a Viseu:

A partir de Lisboa
Sentido A1 NORTE - sair da A1 na indicação VISEU IP3 - entrar em Viseu na indicação Viseu SUL.

A partir do Porto
Sentido A1 LISBOA - sair da A1 na indicação VISEU (A25). Ver mapa em pdf.
No A25 há várias opções para entrar em Viseu, devidamente assinaladas. A melhor opcção é a saída (18) que diz Viseu / Nelas.
 

A Partir de Castelo Branco/Portalegre

Entrar na A23 - Quando chegar à Guarda, seguir para A25 e dirigir-se para Viseu.

A partir de Vila Real
Entrar na A24 e seguir directo a Viseu.

 

A partir de Espanha

Entrando em Portugal por Vilar Formoso, ir pela A25, e seguir sempre até Viseu.

Ligações ferroviárias:

A partir de Lisboa
(Estação de Stª Apolónia ou Gare do Oriente) – Linha da Beira Alta - Chegada a Mangualde (ligação ás Termas assegurada por autocarro, ou táxi).

A partir do Porto
(Estação de Campanhã) - transbordo para a Linha da Beira Alta em Pampilhosa ou Coimbra B - chegada a Mangualde (ligação ás Termas assegurada por autocarro, ou táxi).

Distâncias às principais Cidades:
 Termas --> Aveiro

90 km

1 hora
 Termas --> Porto135 km1h 30min.
 Termas -->Coimbra90 km1 hora
 Termas --> Lisboa298 km2h 58min.
 Termas--> Guarda65 km45 min.
 Termas>Salamanca (Espanha)226 km2h 47min.
 Termas --> Madrid (Espanha)436 km5 horas